O sorriso está ligado à autoestima. Afinal, ele é o nosso cartão de visita, a primeira coisa notada pelas pessoas. Num primeiro momento, a cor, o tamanho e a forma costumam chamar a atenção.
No entanto, um sorriso desarmônico pode causar insegurança e constrangimento. Provavelmente, você conhece uma pessoa que tem receio em sorrir, não tira fotos mostrando os dentes ou tampa a boca durante o riso.
E o sorriso gengival pode ser a causa. Mas você sabe o que é isso? Tem conhecimento sobre as razões dessa desarmonia? Se a resposta for negativa, saiba que você está no lugar certo!
Aqui, vamos falar sobre tudo o que envolve esse assunto. Continue conosco!
O que é sorriso gengival?
Caracterizado pelo excesso de gengiva, e pela elevação do lábio superior, o sorriso gengival promove uma desordem estética pela falta harmonia entre a boca, dentes e gengiva.
Quais as causas para o sorriso gengival?
Por que ocorre o sorriso gengival? A genética é uma das principais causas dessa alteração. Porém, não é a única razão. Discrepância no tamanho da maxila, contração exacerbada do músculo do lábio e problemas musculares também podem contribuir.
Assim como o crescimento exagerado do maxilar, hipertrofia e hiperplasia gengival, quando a gengiva tampa parte dos dentes, ingestão de certos medicamentos e inflamações na gengiva, como a periodontite, também podem contribuir.
Você deve ter percebido que as causas são diversas. Mas as soluções também são, tem para todos os gostos! E esse será o assunto dos próximos parágrafos, vamos conhecer cada método de correção do sorriso gengival.
Como é feita a correção do sorriso gengival?
Aplicação de botox
Sem dúvida, a aplicação de botox é a solução mais simples e rápida para a anomalia. Porém, ela é indicada para casos onde a exposição da gengiva em excesso é motivada pela contração exagerada do músculo do lábio superior.
Desse modo, o botox pode ser aplicado na região abaixo do nariz. O objetivo é paralisar as fibras musculares para que o lábio do paciente não suba demais. Com isso, o sorriso fica em harmonia.
A duração dos efeitos do botox gira em torno de quatro a seis meses. Mas depende da marca do botox ou se a pessoa já foi submetida ao procedimento.
Gengivectomia
Assim como a aplicação de botox, a gengivectomia também é um procedimento simples, não há nada de complicado. Serve para retirar o excesso de gengiva.
Gengivoplastia
Neste caso, o objetivo é melhorar o contorno do gengiva ou até mesmo de apenas um dente. Não deixa de ser um procedimento cirúrgico, que requer anestesia local, realizado em consultório odontológico.
Existem algumas técnicas, mas a maioria delas não utiliza a sutura. Além disso, trata-se de um procedimento para fins estéticos.
Reposicionamento labial
É uma cirurgia feita para posicionar o lábio para baixo. O corte é feito dentro da boca, acima da gengiva e dos dentes, tirando parte do tecido. Com isso, os músculos e lábios travam no momento do sorriso evitando a exposição da gengiva.
Ao final do procedimento acontece a sutura, diferentemente da gengivoplastia. Em relação ao pós-operatório, que dura cinco dias, o paciente ficará com o lábio inchado e dormente por algum tempo.
Cirurgia ortognática
Basicamente, é uma operação de reposicionamento do osso, feita para subir a estrutura óssea em pessoas com assimetria na região. Afinal, ela está mais baixa do que o normal.
Vale destacar que cirurgia ortognática pode exigir o uso de aparelho antes ou depois do procedimento, sempre de acordo com cada caso.
Além disso, não serve apenas para melhorar a estética do sorriso, como também auxilia na mordida e na saúde dos tecidos que envolvem a mandíbula, por exemplo.
Portanto, é uma cirurgia mais complexa, se comparada às outras três citadas nos parágrafos anteriores. Ela necessita de anestesia geral e uma série de cuidados no pós-operatório. Repouso, medicamentos, alimentação adequada e até mesmo fisioterapia estão incluídos no período após a operação.
Como você pôde ver, o sorriso gengival é uma condição relativamente comum e que apresenta diferentes formas de correção. Para saber qual delas melhor se aplica a sua situação, não deixe de marcar uma consulta com seu dentista.