A situação não está nada fácil na vida de quem mora em São Paulo. Com os recordes de queda, no nível de água do Sistema Cantareira (abaixo dos 11%) e as novas medidas adotadas pelo governo, elevando o valor da conta em até 30% nos lares em que o consumo aumentar, as medidas para evitar o desperdício já são uma prioridade na vida de 10 em cada 10 paulistanos. Assim, separamos algumas dicas para evitar o desperdício de água, ajudar a economizar e entrar na linha desde já:
9 dicas de como evitar o consumo de água
1.Tome banhos rápidos
Se você é do tipo que adora cantar no chuveiro, fique esperto e saiba como evitar o consumo de água: um banho demorado que ultrapasse os 15 minutos consome até 180 litros de água limpa. O resultado é a conta de água e energia mais caras.
2. Cuidado ao escovar os dentes
Para evitar o consumo de água quando escovar os dentes, a regra é ligar a torneira somente quando terminar de escovar. Do contrário, são 25 litros de água que vão embora sem mais nem menos.
3. Evite desperdício ao regar o jardim
Regar as plantas por conta própria pode consumir até 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, regue-as pela manhã antes que a água evapore com o calor do dia, e sempre que possível armazene a água da chuva para esta tarefa.
4. Dê descargas mais rápidas
Basta um aperto para mandar 20 litros de água embora. Nesse caso, aperte somente o tempo que for necessário.
5. Evite o consumo de água quando lavar a louça
A louça do almoço em família sobrou para você? Primeiro passe a esponja, ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez só. Assim, dá para economizar até 105 litros de água.
6. Cuidados para quando lavar o carro
Nesse caso, usar a mangueira por até 30 minutos podem consumir incríveis 560 litros de água. Na próxima, escolha o balde e gaste bem menos.
7. Prefira sempre a mangueira, vassoura e o balde
Cada um tem o seu papel. Não vá achando que pode usar a mangueira como se fosse a vassoura. O certo é primeiro varrer e depois jogar a água com um balde. Nessa, você economiza até 250 litros.
8. Deixe sempre as torneiras fechadas
Torneira aberta = desperdício. Mantenha aberta somente quando necessário e ao fechar, verifique se não está pingando para evitar que sejam desperdiçados 46 litros por dia.
9. Dicas para piscinas
Tratar a água e colocar uma lona para evitar a vaporização garantem o “Tchibum” e a economia também.
Agora, não vá pensando que essas dicas valem só para os paulistanos. Economizar e evitar o desperdício é preservar o meio-ambiente onde quer que esteja. Conta pra gente: quais medidas você já adotou no seu dia-a-dia?
Site de referência: Chico Terra