Quem faz a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) utilizando o modelo completo pode abater os investimentos feitos em previdência privada até o limite de 12% dos rendimentos brutos tributáveis e desde que aplique em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Dessa forma, além de construir um patrimônio de longo prazo, para usufruir no futuro ou durante a aposentadoria, é possível reduzir os valores do imposto devido anualmente.
Ao fazer aplicações anuais em previdência privada abatendo esses valores do IRPF, ganha-se de duas formas:
- com a rentabilidade do investimento;
- com as deduções do imposto devido.
A longo prazo, a rentabilidade do investimento cresce conforme o patrimônio acumulado aumenta. Por outro lado, reduz-se o custo tributário todos os anos, preservando uma quantia considerável enquanto o plano de previdência privada for mantido.
O benefício fiscal por meio de contribuições à previdência privada vale para o total investido até 31 de dezembro. Ainda é possível obter essa vantagem em 2021, aplicando até 12% da sua renda bruta tributável deste ano. E há uma forma simples de fazer os cálculos de todos os valores que citamos: use o simulador de previdência da Seguros Unimed.
A ferramenta amparou o cálculo que apresentamos neste artigo. Além disso, por meio do simulador é possível projetar diferentes cenários para o seu investimento em previdência privada, ajustando o valor a ser aplicado, o percentual de rentabilidade, o prazo da aplicação, o retorno no formato de renda mensal durante a aposentadoria, entre outros itens.